Oi
Confesso que não sei nem por onde começar. Esse post é para falar de um lugar incrível onde realizei sonhos. Um lugar que se esforça diariamente para pesquisar e proteger animais que são tão vulneráveis na natureza. Um lugar com pessoas que amam o que fazem e fazem por amor. Convido-lhes a conhecer esse lugar e se apaixonar assim como eu.
Enquanto pesquisava sobre atividades e passeios na África do Sul descobri que existem alguns parques onde é possível interagir com leões, isso chamou minha atenção, mas a preocupação com a maneira que esses animais são tratados para a interação me despertou um alerta, por isso decidi entrar em contato com o departamento de Turismo da África do Sul para me certificar de que esses lugares se preocupam com os animais em primeiro lugar. E foi assim que conheci o Ukutula Lodge & Conservation Center (UCC), recomendado pelo Departamento de Turismo da África do Sul.

O Ukutula é uma instituição de pesquisa e conservação de classe mundial, que fica a 130km do aeroporto de Johannesburg, na cidade de Brits, especializada em pesquisa genética de mamíferos e conservação de predadores, dedica-se à conservação da vida selvagem e à preservação da diversidade biológica e genética. Todos os procedimentos feitos com os animais na UCC são conduzidos com total apoio e assistência veterinária, tratando todos os animais com respeito, dignidade e compaixão. Garantir a conservação de longo prazo é a contribuição da pesquisa científica realizada pelo UCC. Para conhecer mais sobre o centro acesse o link Ukutula.

Nem precisa falar que assim que li sobre o local já fiquei impressionada e com muita vontade de conhecer. Pois bem, para tornar a experiência ainda mais incrível é possível se hospedar no Ukutula e ficar ainda mais conectado a vida selvagem, já que no local funciona um lodge com toda a infraestrutura. Um lugar lindo, com conforto e segurança.

Um dos maiores atrativos do local são os leões, existem dezenas deles de todas as idades, mas não é só isso, no centro tem hienas, tigres, guepardos, lince, uma variedade de antílopes, zebras e girafas.
A aventura começa ao passar o portal de entrada, do portal até os lodges tem uma distância de mais ou menos 3km que são feitos já na savana africana, no caminho é possível avistar antílopes, girafas, zebras, macacos, avestruz dentre outros animais. Inclusive no dia em que fomos tinha uma placa dizendo para não sair do veículo pois os leões estavam soltos caçando (não sei se realmente tinham leões soltos, nós não vimos nenhum).

O Ukutula tem diversas atividades, que podem ser feitas independentemente de estar ou não hospedado no local (para os que não estão hospedados é necessário agendar a visita). Para os hospedes a principal atividade a interação com os filhotes e adolescentes, já esta inclusa no valor da diária. Dentre as atividades estão:
usta R650 por adulto e R300 crianças, passeio acontece as 10 e as 14hs de cada dia. Há esse passeio já esta incluso na diária é pode ser feito nos dois períodos do dia.

caminhada com leões jovens na savana africana, isso mesmo, os turistas podem andar com os jovens leões. Nesse passeio os turistas vão andar a uma distância pequena dos leões, e não podem tocar neles. O passeio custa R850,00 por pessoa e tem uma duração media de 1h, é feito de segunda a sexta as 8hs e as 16hs, nele é proibido crianças menores de 12 anos ou menores de 1,5mts, isso porque os animais vivem em cativeiro, mas são selvagens e podem atacar.

Custo R1150 por pessoas, não é permitido crianças menores de 12 anos ou menores de 1,5mts.
Guided Game Drives: Além desses passeios é possível fazer um safári para avistar os antílopes, girafas, zebras e outros animais que vivem no local. O custo varia, tem o Game Drive (safari truck) que tem uma duração média de uma hora custa R220.00 por adulto e crianças menores de 10 anos custa R110.00. E tem ainda o Night Drive que custa R275.00 por adulto e R137.50 por criança menor de 10 anos.

Bom o que dizer dos passeios, fizemos duas vezes o
, e saímos apaixonados, em nenhuma das vezes foi igual, de manhã os animais estavam quase todos dormindo, leões dormem muito, já a tarde estavam mais despertos o que tornou a interação mais interessante. Os outros passeios não fizemos, a caminhada não nos sentimos seguros, durante o passeio passamos pelo recinto dos leões e só de vê-los ja foi suficiente para nós. Já o safári não fizemos porque estávamos indo para a reserva de Madikwe e íamos enjoar de tantos safáris que faríamos, e o centro não tem muitos animais, achamos que não valia a pena.Sobre as interações…
A interação acontece durante o passeio, primeiro foi com os Guepardos, onde é possível ficar dentro do recinto deles, fazer carinho e se ele ou ela for com sua cara ele vai lamber sua mão até você enjoar, hehehe. Os funcionários estão o tempo todo junto, tornando a experiência segura. Crianças pequenas não podem entrar no recinto.
Depois interagimos com os leões adolescentes, filhotes de 6 meses que adoram brincar, experimente pegar uma bola e jogar, ou arrastar um pedaço de madeira, está feita a festa. Se estiverem acordados são bem ativos, precisa ficar atendo a eles, não dar as costas e não deixar se aproximarem muito, mas são uma graça. Há, crianças pequenas também não podem entrar no recinto.
E depois a parte mais fofa da experiência, interagir com bebês leões. É muito incrível poder brincar, tocar nesses animais tão imponentes. Essa atividade pode ser feita por todos inclusive as crianças pequenas, no recinto ficamos em torno de 30min que passam voando, os filhotes de leões são muito fofos, não da vontade de ir embora. No dia em que fomos tinham somente filhotes de leões, mas se der sorte pode ter filhotes de tigres, guepardos e outros felinos.
Outra experiência incrível foi ter a oportunidade de estar hospedado lá, tenho certeza que é diferente do que somente passar o dia. Estando hospedado você vive o lugar, tem sensações, sente os cheiros, ouve os sons, é maravilhoso. Ao anoitecer e amanhecer os leões rugem muito, é incrível estar perto para ver esse momento. Foi uma experiência que levaremos para o resto da vida.
Agora uma informação alarmante retirada do site Ukutula. Globalmente, todos os grandes números de mamíferos diminuíram a uma taxa chocante, nos últimos 200 anos (90 – 98%) – principalmente devido a ações humanas destrutivas diretas e indiretas! De fato, as populações de leões em grande parte da África estão indo em direção à extinção mais rapidamente do que se pensava, diminuindo de 1,2 milhão (1800) para menos de 25 000 (2016). Como um ágil predador africano, este drástico declínio no número de leões, destaca uma crise global de conservação muito mais ampla…
Algumas fotos do local e dos animais que ali vivem.
Espero que tenham gostado, caso queiram mais informações acessem os destaques do meu instagram onde compartilhei a experiência vivida no local, @deiabonetti .
Beijos e até o próximo ♥
Um comentário em “Africa do Sul: Interação com felinos.”